Embora façam parte do processo normal de envelhecimento, as doenças degenerativas da coluna vertebral, como a hérnia de disco, podem trazer bastante dor na região lombar ou cervical com irradiação para os membros superiores ou inferiores. Hérnia de disco é uma condição frequente na prática clínica do cirurgião de coluna.
O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa que pode sofrer um processo degenerativo, que leva a uma protrusão/deslocamento do disco em direção a medula espinhal ou raízes nervosas. O tratamento da hérnia de disco necessita de tratamento cirúrgico em 1 de cada 10 pacientes.
É preciso que o paciente realize uma consulta com um médico especialista em coluna para excluir possíveis fatores de riscos que possam indicar tratamento cirúrgico para hérnia de disco, como:
- Perda de força em pernas ou braços;
- Alteração dos esfíncteres (incontinência urinária ou retenção vesical/fecal);
- Dor nas costas com irradiação para pernas ou braços que é resistente/refratária ao tratamento conservador (não melhora com remédios + fisioterapia);
- Alteração de sensibilidade (dormência, formigamento ou redução de sensibilidade) em região genital e pélvica.
Vale ressaltar, que a presença dos sintomas acima indica a urgente necessidade de avaliação do paciente por um especialista em coluna.
Existem alguns fatores de risco que podem ser associados à degeneração precoce e herniação do disco intervertebral (hérnia de disco), dos quais podemos citar:
- Tabagismo;
- Sobrepeso / obesidade;
- Predisposição genética;
- Atividades com esforços repetitivos ou com sobrecarga postural da coluna;
Modalidades de tratamento cirúrgico para hérnia de disco:
Microdiscectomia para tratamento de hérnia de disco:
Um dos procedimentos mais comuns na cirurgia de coluna. Consiste na remoção de uma porção herniada do disco intervertebral, a qual está comprimindo a raiz do nervo espinhal;
Microdiscectomia minimamente invasiva (MISS):
Também conhecida como microdiscectomia percutânea, o cirurgião acessa a região onde está a hérnia de disco a partir de uma pequena incisão. Os músculos são dilatados de forma que eles possam ser separados e, assim, o cirurgião pode acessar a coluna sem cortá-los. Dessa forma, toda a parte do disco que está comprimindo os nervos e provocando dor é removida com menor lesão nos músculos ao redor da coluna, mais rápida recuperação no pós-operatória e retorno às atividades usualmente mais precoce;
Cirurgia endoscópica para hérnia de disco:
São cirurgias que utilizam câmeras de vídeo durante o procedimento. Consiste em um método menos invasivo com incisão menor que procedimentos convencionais. Dessa forma, endoscopia de coluna é alternativa à microcirurgia para hérnia de disco, considerada como padrão-ouro (técnica padrão que serve de comparação às demais). Os resultados clínicos de pacientes submetidos a microcirurgia convencional e endoscópica para o tratamento de hérnia de disco são semelhantes.