Orientações pós-operatórias de crânio

Os cuidados pós-operatórios adequados são de extrema importância para o bom resultado cirúrgico e para a boa recuperação do paciente. Conhecer melhor sobre a sua cirurgia e sobre como deverá ser a recuperação após o procedimento cirúrgico, tornará o paciente mais confiante.

Descrevemos abaixo algumas orientações que farão parte do período de recuperação pós-operatória, em relação às neurocirurgias de crânio, cirurgias de coluna e dos nervos periféricos. 

Devemos lembrar que as informações aqui disponibilizadas não substituem as consultas pré-operatórias ou a relação médico-paciente, e existem particularidades que devem ser adaptadas a cada paciente em específico.

Antes de manipular o curativo, você deverá lavar as mãos com água e sabonete para prevenir infecção. Orientamos a troca de curativos diários, após o banho do paciente. Os primeiros curativos, ainda no hospital, serão realizados pela equipe médica. Durante o tempo de internamento, o paciente e familiares serão ensinados a como realizar os curativos em casa. 

  • Lave bem as mãos com água e sabonete antes de trocar o curativo;
  • Remova o curativo antigo, tocando-o apenas em suas bordas;
  • Higienize a área em volta da ferida com solução de clorexidina aquosa ou spray de clorexidina 10mg/ml;
  • Seque bem a ferida com gaze estéril;
  • Faça o curativo na pele com gaze estéril e fixe com micropore (após a ferida bem seca);
  • Poderá haver a saída de uma secreção fina e avermelhada pelo curativo nos primeiros dias após a cirurgia. Comunique-se com seu médico nos seguintes casos: se perceber a saída da secreção por mais do que 5 dias; se houver mudança da coloração ou odor; se perceber coloração avermelhada em torno da cicatriz; se tiver febre superior a 37,5°.

Cerca de uma semana após a cirurgia será agendado retorno do paciente para o consultório médico. Geralmente os pontos são retirados com cerca de 14 dias após a cirurgia.

Orientações pós-operatórias de crânio

Imediatamente após o procedimento cirúrgico

Paciente será conduzido para a sala de recuperação onde permanecerá durante algumas horas, auxiliados por equipe envolvendo anestesistas e clínicos. Após cerca de 2-4 horas, quando o paciente estiver bem acordado, será avaliado o retorno do paciente ao quarto, para permanecer junto aos seus acompanhantes. Em algumas situações específicas (cirurgias de maior porte, por exemplo), o paciente poderá ser encaminhado à UTI geralmente por cerca de 48h no pós-operatório. 

Primeiros dias após a cirurgia:

Os pacientes geralmente são motivados a se levantar e caminhar (com assistência, se necessário), após alta da UTI e recuperação neurológica do paciente (o que pode acontecer nas primeiras 48h após a cirurgia ou em período variável dependendo do tipo de cirurgia). Com auxílio da equipe médica ou fisioterapeutas, o paciente pode se sentar à beira do leito e após alguns minutos ficará em pé para começar a caminhar. O paciente poderá sentir um pouco de tontura, porém com duração de poucos minutos durante esse processo, o que não deverá desencorajá-lo.

Levantar e caminhar após a liberação da equipe médica durante o internamento é muito importante para evitar complicações. Além de ajudar a  acelerar a reabilitação do paciente, e possibilitar uma alta hospitalar mais precoce. Tudo, porém, com cautela e orientação médica. 

Algumas orientações gerais: 

Medicações: Os antibióticos podem ser administrados 24h após a cirurgia, para ajudar na prevenção de infecções. A equipe médica deixará medicações para dor para garantir um conforto e possibilitar uma recuperação mais rápida para o paciente;  

Banho: O paciente deverá tomar no mínimo 1 banho por dia após a cirurgia com água e sabonete em todo o corpo (cabeça também deverá ser lavada com uso de xampu). A ferida operatória deve ser também lavada com água e sabonete (soapex por exemplo). Após o banho, deve-se secar a ferida e realizar os curativos adequados; 

  • Ao longo do dia, familiares e pacientes deverão lavar as mãos com água e sabonete várias vezes (pelo menos 8 vezes ao dia) ou realizar uso de álcool gel;
  • Evitar mexer ou coçar na ferida cirúrgica;
  • Evitar deitar (principalmente por tempo prolongado) em cima da ferida cirúrgica, para evitar inflamação, infecção, etc;
  • Fazer caminhada de, ao menos, 5 minutos a cada 3 horas.

Como realizar adequadamente os curativos?

Dependendo do tipo de cirurgia, você precisará da ajuda de um acompanhante (familiar ou amigo) por alguns dias após a operação. Caso você esteja utilizando algum tipo de imobilização, alguém deverá estar disponível para ajudá-lo a trocar de roupa e a manipular essa imobilização.

Você aprenderá alguns exercícios antes da alta para casa. É importante que os realize. Poderão ser necessárias algumas sessões de fisioterapia em casa, para melhora do equilíbrio e da marcha.

Ao chegar em casa, assim que possível inicie uma dieta balanceada, que o ajudará a se recuperar mais rapidamente. É importante ingerir bastante líquidos e alimentos ricos em fibras (pães integrais, frutas, cereais e legumes), para evitar a obstrução intestinal.

Todas as informações contidas no texto acima fazem parte, exclusivamente, das orientações cirúrgicas da equipe do Dr. Auricelio Batista.

Neurocirurgião
em Recife

Doenças vasculares
Tumores cerebrais
Neurocirurgia pediátrica
Cirurgia da coluna vertebral