Neurocirurgia adulto em Recife

Conheça mais sobre Neurocirurgia do adulto

A neurocirurgia é uma especialidade da medicina que envolve a abordagem cirúrgica do sistema nervoso. A maioria das pessoas pensa em neurocirurgia como uma cirurgia cerebral – mas é muito mais que isso! É a especialidade médica voltada ao diagnóstico e tratamento de pacientes com lesões, doenças ou distúrbios do cérebro, medula espinhal e coluna vertebral e nervos periféricos em todas as partes do corpo.

A especialidade de atendimento neurocirúrgico inclui pacientes adultos e pediátricos. Além disso, o neurocirurgião é uma das especialidades que atuam no tratamento de dor crônica, por meio tanto do tratamento clínico e multidisciplinar, como mediante procedimentos minimamente invasivos.

Algumas das áreas de que a neurocirurgia atende são:

• Neurocirurgia oncológica: responsável pelo tratamento de tumores cerebrais e tumores na coluna vertebral e medula espinhal;
  • Doenças relacionadas aos nervos periféricos: síndrome do túnel do carpo, lesões traumáticas de nervos periféricos, e neuropatias em geral por compressão, que são doenças que podem provocar dormências, dor nos membros, falta de força;
  • Neurotraumatologia e Neurocirurgia de Urgência/Emergência, que trata traumatismo de crânio e da coluna vertebral;
  • Hidrodinâmica e Neuroendoscopia, que trata os vários tipos de hidrocefalia por técnicas convencionais ou minimamente invasivas;
  • Neurocirurgia Vascular, que trata o aneurisma cerebral, malformações arteriovenosas e (MAVs) e cavernomas;
  • Doenças relacionadas à coluna vertebral: doenças degenerativas, traumáticas, deformidades e dores crônicas que envolvem a coluna vertebral. Envolve tanto o tratamento clínico quanto cirúrgico, mediante técnicas convencionais ou minimamente invasivas;

Cirurgia da Coluna Vertebral