Artrodese de coluna

Significa basicamente a fusão de uma articulação. No caso da coluna vertebral, consiste em uma cirurgia frequentemente realizada para o tratamento de deformidades vertebrais (escolioses, cifoses), doenças degenerativas, fraturas vertebrais (traumáticas, osteoporóticas, neoplásicas), tumores, infecção da coluna (espondilodiscites), dentre outros.

A artrodese vem sendo usada para o tratamento de doenças da coluna desde 1911, sendo que sua utilização cresceu muito nos últimos 50 anos. Ela é considerada o tratamento padrão para uma grande variedade de patologias da coluna.

As técnicas utilizadas atualmente são mais modernas e seguras, podendo ser realizadas por via convencional ou minimamente invasiva. Dessa forma, a fixação da coluna é feita com hastes e parafusos especiais, a base de titânio, que é um material altamente compatível com o corpo e não provoca rejeição.

As principais funções da artrodese vertebral são a estabilização da coluna, contribuindo para a correção do equilíbrio sagital, tratando deformidades e dores.

Quais as principais indicações para artrodese de coluna?

• Hérnia de disco: Quando o conteúdo do núcleo intervebral (parte interna do disco) extravasa através de uma ruptura do anel fibroso (parte externa do disco), levando à compressão de uma raiz nervosa. Esse processo pode acontecer na coluna cervical, torácica ou lombossacra;
  • Espondilolistese: Consiste em deslizamento/deslocamento anterior ou posterior de uma vértebra em relação à outra;
  • Estenose espinhal: Pode exercer compressão sobre a medula espinhal ou nervos dentro da coluna vertebral. Costuma ocorrer na região cervical e na região lombar;
  • Escoliose: Ocorre quando há uma curvatura anormal das vértebras, podendo apresentar um formato acentuado em C ou uma dupla curva em S;
  • Fratura vertebral: Pode ser de origem traumática, tumoral, osteoporótica ou infecciosa;
  • Tumores vertebrais: provocando instabilidade, compressão medular ou fratura patológica;
  • Traumatismos raquimedulares: Quando ocorre dor ou instabilidade relacionados ao evento traumático;

Quais riscos de fazer artrodese da coluna?

Complicações são pouco frequentes após artrodese de coluna. Os principais riscos são infecção (1-3%) e pseudo-artrose (não união entre as vértebras operadas) em até 5%. Complicações neurológicas são consideradas raras.