Hidrocefalia de pressão normal

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma condição neurológica que acomete principalmente idosos. É uma das causas de síndrome demencial reversível que deve ser sempre suspeitada em casos de pacientes com quadro clínico sugestivo, e devidamente diagnosticada.

Quais são os pacientes que desenvolvem hidrocefalia de pressão normal (HPN)?

A hidrocefalia de pressão normal ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 60 anos.

Quão comum é a hidrocefalia de pressão normal (NPH)?

É difícil saber quantas pessoas realmente têm hidrocefalia de pressão normal (NPH) porque seus sintomas são semelhantes a outras doenças, como Alzheimer ou Parkinson, ou mesmo o próprio processo natural de envelhecimento. No entanto, estima-se que cerca de 10% das pessoas com demência atribuída a outros distúrbios podem realmente ter NPH.

O que causa a hidrocefalia de pressão normal (HPN)?

A causa exata da hidrocefalia de pressão normal (HPN) não é clara. Na maioria dos casos de HPN, a causa do acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) é desconhecida. 

Quais são os sintomas da hidrocefalia de pressão normal (NPH)?

Existem três sintomas clássicos de hidrocefalia de pressão normal (NPH). 

  • Dificuldade em caminhar: Esse problema pode ser leve ou grave. O caminhar dos pacientes com HPN geralmente está alterado, com passadas curtas e lentas, com a sensação de que os pés estão “grudados no chão”. Isso pode levar também ao aumento do risco de queda;
  • Demência: Confusão, perda / esquecimento de memória de curto prazo, mudanças de humor e falta de interesse nas atividades diárias;
  • Problemas com o controle da bexiga: Incontinência urinária (incapacidade de reter a urina), micção frequente e uma forte sensação de necessidade de urinar.

Como a hidrocefalia de pressão normal (HPN) é diagnosticada?

Diante de um paciente com quadro de síndrome demencial, associada a dificuldade de caminhar e problemas com o controle urinário, é importante que o paciente seja avaliado por um neurocirurgião para descartar ou confirmar o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal (HPN). Além disso, são realizados outros testes, dentre os quais:

  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio para avaliar aumento dos ventrículos, além de outros parâmetros específicos;
  • Tap test: Consiste em uma punção lombar, onde uma pequena amostra de LCR é removida e o paciente é avaliado para ver se os sintomas melhoram. É realizada a análise da marcha (caminhada) e avaliação neuropsicológica. Testes neuropsicológicos. Uma melhora expressiva nesse exame sugere o diagnóstico de HPN e um provável benefício no tratamento cirúrgico.

Como é tratada a hidrocefalia de pressão normal (HPN)?

Embora não haja cura para a NPH, os sintomas podem ser controlados por meio de cirurgia. A cirurgia envolve a inserção de um sistema de drenagem denominado DVP (derivação ventrículo peritoneal). 

Esse dispositivo permite que o líquido cefalorraquidiano (LCR) em excesso seja drenado do cérebro e seja absorvido de volta para o corpo. O implante de drenagem permanece no corpo da pessoa pelo resto de sua vida.

Qual é a perspectiva de tratamento para pessoas com hidrocefalia de pressão normal (HPN)?

A chance de uma boa recuperação da NPH é mais provável se o paciente for diagnosticado e tratado nos estágios iniciais. Diante de uma boa avaliação clínica, um diagnóstico preciso e um tratamento eficiente, há uma boa perspectiva de melhora dos sintomas dessa doença. Em caso de dúvidas, pode deixar seu recado ou perguntas através deste link.

Neurocirurgião
em Recife

Doenças vasculares
Tumores cerebrais
Neurocirurgia pediátrica
Cirurgia da coluna vertebral