A avaliação médica de um especialista em coluna é muito importante em várias situações clínicas habitualmente encontradas em grande parte da população. A dor na coluna é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios. Cerca de 80% das pessoas terá dor de coluna em algum momento da vida. É um número espantoso, afinal, são milhões de pessoas que têm a sua qualidade de vida comprometida devido a algum tipo de doença na coluna vertebral.
É muito importante ter uma avaliação clínica inicial com o especialista em coluna diante de sintomas persistentes ou específicos.
Muitas vezes, o motivo que leva ao paciente procurar um especialista em coluna pode ser um problema simples de tratar, como uma contratura, por exemplo, no entanto, algumas patologias graves da coluna, como: hérnia de disco, estenose de canal ou artrose na coluna necessitam de tratamento médico a fim de não se tornarem crônicas.
A maior parte dos problemas de coluna são de tratamento conservador (sem cirurgia). Portanto, antes de conversar sobre possíveis tratamentos cirúrgicos, um histórico completo sobre tratamentos clínicos realizados ou a serem realizados deve ser definido.
Abaixo estão alguns sinais e sintomas que indicam quando se deve consultar um médico especialista em coluna:
Alterações degenerativas:
Cervicalgia – Dor no pescoço;
Cervicobraquialgia (dor que irradia para o braço);
Hérnia de disco cervical;
Mielopatia cervical;
Dor lombar;
Lombociatalgia (dor irradiada para a perna);
Hérnia de disco lombar;
Estenose do canal lombar;
Espondilose / artrose lombar;
Deformidades
Escolioses;
Dorso curvo do adolescente / cifose senil;
Deformidades da coluna do adulto;
Trauma
Fratura por osteoporose;
Traumatismos raquimedulares;
Tumores
Tumor benigno da coluna;
Tumor maligno da coluna;
Metástase na coluna;
Infecções
Infecções vertebrais (espondilodiscite).