Infiltração de coluna ou bloqueios anestésicos são procedimentos utilizados para o tratamento de dores na coluna com ou sem irradiação para os membros inferiores (lombociatalgia), especialmente em casos refratários/não responsivos a outros tratamentos por meio de medicamentos, fisioterapia e outras formas de reabilitação física. É um procedimento realizado pelo médico especialista em coluna e dor e possui resultados eficazes e consistentes.
Além de ser um tratamento efetivo para dor na coluna, pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico diferencial de certos tipos de dor lombar (teste terapêutico). Durante o procedimento, por meio da inserção de agulhas em pontos específicos da coluna vertebral, são administrados analgésicos associados ou não a corticoide local. Utiliza-se o auxílio da radioscopia (raio-X) durante o procedimento cirúrgico.
Os principais benefícios da infiltração consistem na resolução precoce da dor, no auxílio à reabilitação fisioterápica e no retorno precoce ao trabalho. Em alguns casos é possível evitar com isso procedimentos cirúrgicos maiores na coluna.